18/02/2009

Vénus


À noite, o planeta Vénus é um dos astros mais brilhantes do nosso céu. Durante muito tempo pensou-se que Vénus era o planeta gémeo da Terra, mas hoje sabemos que as semelhanças apenas existem no tamanho e na quantidade de massa de ambos.

Vénus é o segundo planeta do sistema solar na ordem das distâncias ao Sol. A duração do ano de Vénus é menor do que a duração do seu dia. Enquanto um ano dura 224 dias terrestres (uma rotação completa à volta do Sol), um dia (uma rotação completa sobre o seu eixo) dura 243 dias terrestres realizando-se no sentido contrário ao dos outros planetas, ou seja, com o Sol a nascer a oeste.

No seu movimento aparente, Vénus oscila em torno do do Sol, para um e outro lado, nunca ultrapassando uma distância ângular superior a 48º. Por ser visível antes do nascer do Sol é vulgarmente apelidado de "Estrela da Manhã", "Estrela Dalva" ou "Estrela Pastor".

A atmosfera de Vénus é 92 vezes mais densa que a da Terra. Por essa razão, a pressão na sua superfície é equivalente a mergulhar a cerca de 1000 metros de profundidade no mar. A sua atmosfera, maioritariamente composta por dióxido de carbono, algumas moléculas de azoto, enxofre e pequenas quantidades de água, concentra os raios solares e cria um efeito estufa que origina temperaturas de 470ºC na sua superfície. A existência de alguma água na atmosfera permite a formação de ácidos, como o ácido clorídrico e o ácido sulfúrico, que formam núvens corrosivas em altura.

Às 15h00 de amanhã, Vénus é visível em todo o hemisfério norte da Terra no seu máximo brilho. Essa possibilidade estende-se até ao próximo dia 23. Devido ao seu afastamento do Sol, é possível ser visto com clareza a olho nú quatro horas antes do nascer do Sol ou quatro horas depois do seu ocaso, ou ainda, a qualquer hora do dia desde que o céu se apresente sem núvens. Basta conhecer a sua localização na hora da observação e certificar que não esteja visualmente muito próximo do Sol.


Artur Mesquita

Sem comentários:

Enviar um comentário