09/09/2009

Quem é Nuno Crato

Já lá vão bastantes anos (desde 1996) que comecei a ler no semanário "Expresso" uma coluna com o nome de "Passeio Aleatório". Do "Expresso" já me cansei mas desses artigos não. Deixei de ler o jornal mas continuo a seguir com prazer o "Passeio Aleatório" pela net.

O seu autor é o Nuno Crato, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática. Desenganem-se os mais pessimistas se começam já a pensar que "era só o que me faltava... andar a ler coisas de matemática na net! Sabe Deus como consegui fazer as análises matemáticas na universidade...".

Para não começar a desfiar aqui as competências académicas, nacionais e internacionais, do homem devo dizer-vos que ele é um grande defensor, senão o único, do ensino da matemática no nosso país. Se tiverem oportunidade leiam alguns dos seus livros para pensarem, tal como eu, "porque é que eu não tive um professor destes?". Ele vai aonde a matemática nos leva, ou seja, a todo o lado - à física quântica, à astronomia, às coisas do nosso quotidiano...

Aqui ficam algumas das suas publicações: "Eduquês em Discurso Directo: uma crítica da pedagogia romântica e construtiva" (Gradiva, 2006), "Desastre no Ensino da Matemática: como recuperar o tempo perdido" (SPM/Gradiva, 2006), "Matemática das coisas" (SPM/Gradiva, 2008), "Constelações e mitos" (Gradiva, 2001)...

Na net poderão encontrar as crónicas semanais do "Passeio Aleatório" em http://clix.expresso.pt/nuno_crato=s24976 ... e vão ver que vão gostar.

Artur Mesquita

3 comentários:

  1. É sem dúvida uma pessoa que gosto de ouvir.
    De facto, mesmo sem ter lido algum dos livros dele, concordo quando dizes "porque é que não tive um professor destes?".

    ResponderEliminar
  2. Sabes porque é que não gostas de Matemática?
    Porque eu não fui tua professora!!!
    :P

    Desta vez consegui comentar!

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me de assinar o comentário anterior

    Lena Berardo

    ResponderEliminar