28/08/2009

Vinha biológica no Vale da Vilariça

A Symington Family Estates é produtora de Vinho do Porto e Douro DOC nas 25 propriedades que possui na região demarcada do Douro. São cerca de 2000 hectares de propriedades e 900 hectares de vinha. Mais de 95% do negócio da empresa é centrado na exportação para 120 mercados internacionais. Depois do sucesso alçançado nos Estados Unidos da América, a empresa pretende estender a sua área de negócio aos países de leste, mais concretamente à Rússia e à Polónia.

Apesar dos mais de 350 anos de actividade na produção de Vinho do Porto e das 13 gerações da família envolvidas, a Symington pretende inovar e desenvolver nichos de mercado adaptados à nova realidade mundial, nomeadamente com preocupações ambientais. A empresa tem vindo a aumentar a área de vinha biológica na região duriense que se situa já em 150 hectares. Actualmente, é considerada a maior área de vinha biológica plantada no nosso país. Está localizada no Vale da Vilariça, perto de Torre de Moncorvo.

O clima do Vale da Vilariça, situada nas margens do rio Sabor, e a sua orografia plana, solo profundo e clima seco e quente, revelaram-se importantes para o desenvolvimento da viticultura biológica nesta zona do interior transmontano. A área de vinha biológica devide-se por 3 quintas todas elas com castas tintas: a Quinta do Ataíde (100 hectares), a Quinta de Assares ( 30 hectares) e a Quinta da Canada (20 hectares). A responsabilidade técnica está a cargo do Engº Alexandre Mariz, natural de Carrazeda de Ansiães.

O "Altano Organic Farming Douro tinto 2007" agora lançado revela um vinho que conseguiu ganhar a aposta neste tipo de prática cultural. A partir da vindima de 2010 toda a área terá completado os 5 anos de certificação e poderá iniciar-se a produção em grande quantidade de uvas biológicas. Esta opção vem assim desmistificar, de alguma forma, o facto de alguns operadores pensarem que este tipo de agricultura só poder ser possível em áreas pequenas, em locais isolados...
Artur Mesquita

Sem comentários:

Enviar um comentário