13/01/2016

Trimarã “Région Aquitaine/Port Medoc Atlantic”, de Lalou Roucayrol

No domingo passado, após a tempestade que se abateu sobre o norte, a Dy e eu encontrámos na Praia Nova (Vila Chã – Mindelo) algo muito interessante. Apreciando a fúria do mar, demos com um flutuador de um catamarã (pensávamos nós…) que deu à praia durante a noite. 
Descemos à praia e fotografámo-lo e toca a pesquisar na net para saber se teria havido algum naufrágio ultimamente.

A nossa admiração foi imensa quando descobrimos que o flutuador pertencia a um trimarã de um velejador francês chamado Lalou Roucayrol. Roucayrol é um velejador francês oriundo da Aquitânia. O seu trimarã naufragou em 2010 a cerca de 1000 milhas ao largo da costa americana, após ter participado numa prova da Rota do Rum, regata transatlântica em solitário que a cada 4 anos liga França às Caraíbas. O resgate dos tripulantes foi efetuado por um navio norte-americano.

Um dos flutuadores do veleiro foi encontrado em 2012 na costa sul dos USA. Desde então, nada mais se soube deste trimarã.

Porém, a 5 de dezembro último (5 anos depois do naufrágio), foi encontrado um dos flutuadores ao largo da ilha da Madeira.

No domingo passado, encontrámos outro flutuador do Région Aquitaine. Encontrei estas fotos que revelam perfeitamente o flutuador integrado no veleiro. É fantástica a distância que este destroço percorreu até chegar aqui à nossa praia.


Simplesmente Fantástico!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário