15/01/2009

À descoberta do Vale da Vilariça



No nordeste transmontano, mais concretamente junto a Torre de Moncorvo, localiza-se uma mega fractura activa, identificativa da fricção de duas placas tectónicas, que atravessa o distrito de Bragança no sentido N/S prolongando-se desde a Galiza até ao distrito da Guarda.

O Vale da Vilariça, com uma área aproximada de 34.000 hectares, estende-se pelos concelhos de Torre de Moncorvo, Vila Flor e Alfândega da Fé. Serve de leito a alguns cursos de água, entre eles os rios Douro e Sabor e a Ribeira da Vilariça (afluente do rio Sabor) cuja nascente está localizada na Serra de Bornes, 25 km a montante da sua foz.


Durante séculos, a fertilidade notável destas terras foi aproveitada para a cultura do cânhamo, extinguida, entretanto, pelo decréscimo da sua importância em meados do séc. XVIII. Actualmente, cultivam-se os produtos hortícolas, os melões, a vinha, as amendoeiras, as oliveiras e algumas árvores de fruto.


Nas escarpas de delimitam o vale implantaram-se ao longo dos séculos vários povoados pré-históricos, cujos vestígios arqueológicos poderão ser observados no Museu do Ferro e da Região de Moncorvo, localizado na vila de Torre de Moncorvo. Nestes cabeços a paisagem deslumbrante esmaga-nos pela beleza imensa deste oásis de verdura e fertilidade.


Fontes:
www.trasosmontes.com
www.descobrirtorredemoncorvo.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário