16/01/2009

Regras para preparar um café

Existem algumas regras e alguns cuidados que podemos facilmente seguir de forma a obtermos um café com boa qualidade aromática. Ante de mais, o grão do café deve ser de boa qualidade, moído na altura da preparação. Caso sejam utilizados cafés embalados devem preferir-se embalagens com válvulas pois conseguem preservar o aroma e as qualidades do café por mais tempo. A frescura do café em grão ou moído deve ser conservada no frigorífico dentro de um recipiente de vidro, hermeticamente fechado, se possível. Evitar guardar o café em recipientes de plástico porque todos eles transmitem odores desagradáveis.

A moagem do grão de café deve ser a adequada ao tipo de cafeteira ou de máquina que irá se utilizada. Com a cafeteira de jarro utilizar moagem grossa, com a cafeteira de êmbolo utilizar moagem média, com a cafeteira napolitana utilizar a moagem fina. Café de balão ou café de filtro com moagem fina. Máquina expresso com moagem fina ou extra-fina e café turco com moagem em pó.

A pureza da água a utlizar para se preparar o café é de extrema importância. Em primeiro lugar, a água não deve conter cloro. Isto quer dizer que deve ser de nascente, mineral ou filtrada.
No momento da preparação, a sua temperatura deve situar-se entre os 90 e os 95cº, ou seja, deve estar a levantar fervura. Se a água estiver fria ou morna não conseguirá extrair os aromas do café. Se estiver a ferver agride de tal forma os compostos do café que estaremos a preparar uma bebida amarga com um elevado grau de adstringência. Só o café turco admite fervura. Todo o café deve ser aquecido moderadamente.

Depois de usada, a cafeteira deve ser cuidadosamente lavada e limpa de forma a evitar os depósitos das borras ou os restos de compostos gordos e ácidos em qualquer parte da sua superfície. Eles degradarão os aromas do café seguinte!

A última regra é a mais simples: café bom é aquele que é feito no momento!

fonte: ABCedário do Café, edição Jornal Público

Sem comentários:

Enviar um comentário