19/03/2009

ASSIM, NÃO!

A União Europeia prepara-se para permitir a mistura de vinhos brancos com vinhos tintos na elaboração dos vinhos de mesa, em concreto vinhos rosados, possibilidade até agora proibida nos países comunitários. No entanto, irá ser permitido aos estados membros a opção de restringir esta prática aos vinhos com denominação de origem ou com origem geográfica protegida (DOC e VQPRD). Esta medida insere-se numa nova regulamentação comunitária sobre práticas enológicas que possibilitará também, entre outras, a adição de componentes como o PVI ou o PVP para redução dos teores de cobre, ferro e metais pesados, a adição de goma celulósica, a desalcoolização dos vinhos e a opção de estabilização por acção química (tratamento por catiões). Estes métodos, permitidos pela Organização Internacional do Vinho, já são prática frequente nos países do Novo Mundo produtores de vinho (Austrália, África do Sul, Argentina, Nova Zelândia...).

Num acordo firmado recentemente com a Austrália sobre a protecção das denominações dos vinhos europeus, em consonância com o alcançado com os EUA, a UE permitiu a importação para o espaço europeu de vinhos australianos com um teor de álcool inferior a 8% do volume (a actual regulamentação comunitária define que a comercialização de um produto sob a denominação "vinho" só seja possível com um grau alcoólico igual ou superior a 8%). A desalcoolização dos vinhos é processada através do método de osmose inversa.

Em França, a Associação de Produtores de Vinho já classificou a mistura do vinho branco com o vinho tinto como uma "aberração" uma vez que irá criar "confusão ao consumidor sobre a distinção entre um vinho rosé tradicional e outro branco no qual foram adicionadas umas gotas de tinto".

Claro, digo eu, que o bebam eles!!!

O facto é que esta nova regulamentação já foi analisada e aceite pelos peritos da UE e remetida para a Organização Mundial de Comércio. Passada esta fase, deverá ser ratificada pela União Europeia.

Pela minha parte, irei manter-me fiel à tradição:

B T M

ou seja,

Branco e Tinto só do Melhor

(... e sem misturas!)

Artur Mesquita

1 comentário:

  1. Viva,

    Ó sócios, quem gostar de vinho, beba vinho, atenção, vinho do bom, o verdadeiro néctar dos Deuses, e entendam que há muito bom vinho sem ser caro!
    Gostar das "mistelas" anúnciadas e outras que por aí andam...não bebam disso...bebam sumos "Alsa" ou "Tang"...é que isto afinal é uma tanga, um atentado ao Vinho.
    Já agora, propunha que não engarrafassem essas coisas, distribuam-nas desidratadas...em saquetas em pó! Como o "Tang"

    António

    ResponderEliminar